Mãe Preta

Fui ao  Museu Afro brasileiro. E confesso que me senti aturdido com as informações...
São muitas e estão organizadas de uma maneira, digamos, peculiar. Por fim, me perdi. O que foi bom. Pois, acabei encontrando algo que me rendeu boas conversas: uma IMAGEM de uma MÃE PRETA e um texto de uma canção de ninar.
Vamos catalogar!


Albuquerque, Lucílio de, 1877-1939 


Mãe negra [original de arte]  /  Lucílio de Albuquerque.  -- 1912.  --   1 original de arte : óleo sobre tela ; 180 x 130 cm

Acervo do Museu de Belas Artes da Bahia, Salvador. 
Lucílio de Albuquerque expos a Mãe Negra em 1912, nos Salões da Escola Nacional de Belas Artes (ENBA). Na tela vemos a imagem de uma negra sentada, olhando uma criança negra que está no chão, enquanto amamenta uma criança branca. Segundo Castro Cristo (2009) essa tela evoca sentimentos antagonicos no expectador, pois ao mesmo tempo em que há ternura  pela ligação afetiva com a mãe que amamenta, há também um mal estar pela substituição da criança negra pela branca. Após a abolição, o negro passou a ser tema em obras de arte no Brasil, muitas vezes a imagem era construida de forma romântica. Mas, nesse caso,  Lucílio de Castro manteve traços da pobreza em que vivia esse grupo social, pintando a mãe negra em "seu próprio ambiente paupérimo e sem nenhum otimismo quanto ao futuro".

1. Arte e Sociedade - Brasil - Século 20. 2. Escravidão I. Título

Referência:
CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Algo além do moderno: a mulher negra na pintura brasileira no início do século XX. 19&20, Rio de Janeiro, v. IV, n.2, abr. 2009. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/obras_maraliz.htm>.  Acesso em  11 mar. 2011.


0 Responses to "Mãe Preta"