Biblio... quê?

Bi blio te cá rio
Muito prazer!
Eu existo





O nome parece um trava língua, mas a pronúncia é o menor dos problemas








Há poucas bibliotecas públicas na cidade e são nesses espaços que a gente poderia se encontrar







Embora eu também possa estar em outros ambientes em que circulam a informação







O que eu faço?
Tecnicamente?
Organizo a
informação




Restauro e conservo livros







Desenvolvo políticas de empréstimo e de... Devolução      













Ajudo você a encontrar a informação que precisa  

   
                                                                            
Mas a biblioteca não é só isso






É também um pólo de cultura, onde as idéias são cantadas, dançadas, representadas e absorvidas para além da palavra escrita






 

 Então, o que é um bibliotecário?


É um profissional que dinamiza a informação, saberes e vivências culturais na sociedade     





Ou devia ser... Não devia?
    








Essa pergunta eu deixo pra você  

E vamos catalogar essas tirinhas! Depois...



Referência da aula:
VILLANI, Elvira. A biblioteca pública como pólo mediador de cultura. São Paulo: 2006. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Latu Sensu) - Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. escola de Sociologia e Política de São Paulo, 2006.

15 Responses to "Biblio... quê?"

Anônimo (visit their site)

Rsrsrsrs, qual desses tipos de Biliotecários você é?

Lilian Moraes: tel: 3569.8617 (visit their site)

Eu sou aquela que está pendurada na estante, lá em cima rsss

Anônimo (visit their site)

Rsss... Muito bom... Eu sou daqueles que o cara de TI odeia... tem que estar muito bem organizado e o sistema funcionando...

Anônimo (visit their site)

Confesso! Sou uma bibliotecária clichê... não amarro ninguém na cadeirinha, mas já fui buscar o livro na casa do usuário Kkkk. Ana Lúcia

Anônimo (visit their site)

Não sou bibliotecário, mas se fosse... Seria o que arrumou a estante da teoria do caos.

Eva Nicacio Moraes (visit their site)

Eu prefiro lidar com documentação. É mais prático para analisar cenários corporativos.

Anônimo (visit their site)

Af!rsss

Anônimo (visit their site)

Pelo amordedeus tenho uma dúvida MORTAL aonde eu encontro no AACR2 as medidas da ficha catalografica? Eu sei q ela é de 7,5 x 12,5 cm, mas queria saber em qual local eu acho essa informção no AACR2.

Muito obrigado

O catalogador (visit their site)
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown (visit their site)
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown (visit their site)

Não sou bibliotecária, mas sou filha de uma, e creio que o papel deste profissional vai além de ser o guardador de livros, penso que ele tem formação para desempenhar o papel de mediador da informação tanto na em biblioteca quanto em qualquer outro ambiente que esteja trabalhando.

O catalogador (visit their site)

Sharon, agradeço a participação e, concordamos com você. ser bibliotecário é estar entre a informação e o usuário, dinamizando culturas e saberes.

Um abraço

O catalogador (visit their site)

Essa informação está indicada no livro da prof. Nilcéia Amabília Rossi Gonçalves:
GOLÇALVES, N. A. R. Catalogação. Ed.Prelim. Brasília: ABDF, 1975.

Espero ter ajudado,
Um abraço

Musiknostop. (Catarina Cervelleira) (visit their site)

Nossa legal a escolha dos quadrinhos bem criativo. Nossa não deve ser nada facil catalogar tirinhas. Vi um TCC uma vez muito bom sobre a organização de um arquivo de um cartonista, bem interessante.

Anônimo (visit their site)

Eu sou aquela Bibliotecária que ganha mais rsrsrs